sábado, 28 de novembro de 2009

A criação do Universo


  1. Escola Secundária de Odivelas Área de Projecto 8ºD
  2. Desde os primórdios da humanidade, o Homem sentiu a necessidade e a curiosidade de conhecer e explorar os mistérios da criação do Universo. Para tal, cientistas, curiosos e investigadores estudaram e propuseram diferentes teorias. Apesar da forte influência da Igreja (que afirmava que Deus tinha criado tudo e todos) foram vários os que tiveram a coragem de ser ousados, investigar e defender as suas teses e ideias. Uma das teorias que vamos explorar neste trabalho é a famosa Teoria do “Big Bang”.
  3. I. Teoria do Big Bang I. Teoria do Big Bang
  4. A matéria que compõe o Universo surgiu em grande parte no começo do mesmo. Durante os primeiros três minutos de história, o Universo criou grandes quantidades de hidrogénio e de hélio. Calcula-se que o Universo surgiu há cerca 13.7 mil milhões de anos a partir do chamado Big Bang que corresponde ao início do espaço, do tempo e da energia. Quando nasceu, o Universo estava comprimido num volume muito pequeno (onde a temperatura e a densidade tinham valores inimagináveis) e desde então tem estado continuamente em expansão (teoria defendida por inúmeros cientistas). A reconstituição de um acontecimento assim tão remoto baseia-se nas muitas observações e descobertas da cosmologia do século XX.
  5. Segundo muitos cientistas o tempo \"antes do Big Bang\" não existia, nem o espaço, nem nada do que conhecemos hoje. No primeiro instante, surgiu o tempo, o espaço e a energia. A partir da energia surgiu matéria e antimatéria que se convertiam constantemente em energia. Mas logo nos primeiros instantes a matéria predominou sobre a antimatéria e o Universo começou a ficar cheio de protões, electrões e neutrões. Mais tarde quando o Universo já estava suficientemente frio para gerar átomos, os electrões juntaram-se aos protões e neutrões e fizeram os primeiros átomos na história do Universo. A explosão projectou “grãos de matéria” que formaram uma nuvem de poeira que começou a girar. Nesse movimento giratório, os “grãos” condensaram-se/aglomeraram-se e formaram os corpos celestes.
  6. II. Teorias Religiosas II. Teorias Religiosas
  7. Uma das teorias que tem grande força (principalmente nas pessoas crentes – que professam religiões originadas no cristianismo) é a de que tudo o que existe foi criado por Deus. A Bíblia diz no seu primeiro livro (Génesis), que Deus, durante 6 dias, criou tudo e todos com os seus poderes sobrenaturais e descansou ao 7º dia. Passamos a citar: “ No princípio, Deus criou os céus e a terra. (…) Deus disse: “Faça-se a luz!” (…) “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança….” (…)” Excerto da Bíblia, Capítulo da Criação – Génesis
  8. III. Cronologia
  9. Foram várias as personalidades que dedicaram a sua vida a (tentar) descobrir os mistérios do Universo, podemos destacar: 1914 – Albert Einstein enuncia a Teoria da Relatividade, mostrando a equivalência entre matéria e energia. 1917 – O astrónomo holandês Willen de Sitter demonstra de forma teórica que o Universo está em expansão. 1927 – O astrónomo belga Gerisses Lemaitre sugere que, inicialmente, toda a matéria do Universo estava concentrada em um único lugar: o ovo cósmico ou átomo primordial. 1929 – Edwin Hubble, baseado nas suas observações, enuncia a sua famosa lei segundo a qual a velocidade com que uma galáxia se afasta de nós está relacionada com a sua distância até nós, e, portanto, com o tempo. Esta foi a primeira evidência da expansão do Universo. 1950 – Herman, Gamow e Alpher propõem a Teoria do Big Bang (nome sugerido por Hoyle para o evento que dá início ao Universo). 1965 – Os físicos americanos Arno Penzias e Robert Wilson detectam a radiação cósmica de fundo, equivalente à radiação emitida por um corpo negro a uma temperatura de 2,7K

Nenhum comentário:

Postar um comentário